• Apresentação
  • Incentivos Locais
  • Acolhimento Empresarial
Incentivos Locais para Investimento Regional no CENTRO

O acesso à informação, o contacto entre os interlocutores e os potenciais clientes é fundamental para o sucesso do desenvolvimento de uma região. No entanto, ainda subsistem dificuldades nomeadamente no acesso a informação especializada, na obtenção de recursos e/ou mecanismos de avaliação de recursos estatísticos, sobretudo na fase de planeamento e elaboração dos projetos e planos de negócios. A valorização destes planos passa, também, por entender e quantificar a realidade, para melhor aferir da oportunidade e estimar o potencial.

Tendo por objetivo contribuir para a captação de iniciativas de investimento territorial nos municípios que compõem a Região Centro de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) desenvolveu uma ferramenta de base digital, informativa e que procura contribuir para a dinamização do empreendedorismo na região: o inCENTRO.

O inCENTRO disponibiliza informação recolhida junto das autarquias locais da região. Trata-se de uma aplicação de fácil utilização, reúne a diversidade de oferta relativa às condições de génese local para a instalação das empresas e insere-se nas atividades de apoio ao promotor de investimento na Região Centro. Esta ferramenta é também demonstrativa das múltiplas e diversificadas iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pelas autarquias locais do Centro de Portugal, cujo esforço no domínio da captação de investimento tem sido permanente e em muitos casos com resultados muito positivos.

A aplicação está estruturada em três grandes áreas:


Incentivos Locais

Estão disponíveis os benefícios Fiscais/Financeiros/Outros que cada Município concede na área territorial da sua influência. Podem ser consultadas as taxas fiscais municipais aplicadas, suas reduções/isenções e os benefícios financeiros, entre outros. Possui ainda uma ferramenta comparativa dos incentivos disponíveis em vários Municípios.


Acolhimento Empresarial

Apresentação geográfica dos espaços ou áreas de acolhimento empresarial, com a informação mais relevante sobre as suas localizações, caraterísticas e disponibilidades. Consideram-se os casos de áreas de acolhimento empresarial existentes e total ou parcialmente infraestruturadas e as projetadas ou previstas.


Caracterização Territorial

Apresentação estatística do Município e uma galeria de fotos da região. Os dados estatísticos são provenientes da plataforma DataCentro cujo sistema de monitorização e avaliação da situação da Região Centro integra mais de 1.000 indicadores estatísticos de diferentes fontes de informação, que podem ser conjugados à medida das necessidades do utilizador.


Por fim importa referir que o inCENTRO é objeto de divulgação de projetos de dados abertos (open data) da CCDRC, referentes à agregação de informação produzida na região Centro para que esta possa ser acedida e reutilizada por qualquer cidadão, fomentando a transparência e dando relevo à informação existente.